Minha estratégia para lançar uma coleção de acessórios

Uma das queixas mais recorrentes das alunas e mentoradas no @pontodeperformance é essa: Cris, produzo, capricho na qualidade mas na hora de divulgar me vejo no mais do mesmo que todo mundo já faz.” Resolvi fazer este artigo para compartilhar com designers e artesãs minha estratégia criada para lançar uma coleção de acessórios de carnaval. Você pode adaptar para divulgar artesanato ou acessórios de forma criativa.

Segue a linha de narrativa:

Em final de dezembro, decidi que teria uma coleção-cápsula de carnaval para 2023. Para quem está me conhecendo agora, tudo na internet começou para mim lá em meados de 2009, justamente por causa do lançamento da minha marca de acessórios que deu origem ao criscardoso.com.

As peças eram exclusivas, mesclavam muitos materiais e técnicas e foram para Globo, para NY e para Grécia – até eu ter uma estafa, que hoje tem o lindo e chique nome em inglês: burnout.

Ah, lá atrás, eu ainda era funcionária de empresa e produzia à noite, com um abajur colado em mim até meia noite (essa super fabriqueta na mesa da sala me rendeu mancha no rosto) e aos finais de semana também.

O desfecho disso já contei mil vezes mas o fato é que em 2014 juntou a estafa com problemas de saúde dos meus pais e aí pausei a marca e segui com tudo que já fazia com Comunicação, Branding, Treinamentos e MKT.

A coleção-cápsula Cris Cardoso Carná 2023

Considerando o timing pra lá de em cima da hora, não rolou uma elaboração de meses. Na Tríade de Estratégia do Ponto de Performance, as alunas aprendem sobre Branding (Posicionamento e tudo envolvido na marca), Marketing e Comunicação.

Neste caso, Branding foi feito em 2 dias. Eu mesma fiz tudo. A única coisa que ganhei de presente foi a logo que uma amiga criou enquanto eu desenvolvia a matriz da marca nos conteúdos que seriam feitos.

O MARKETING

Vender onde, como?

Desde o momento em que bati o martelo sobre criar a linha, precisava:

  • Fazer inventário de matéria-prima e pesquisar o que fosse comprar
  • Definir onde vender – online foi a única coisa que cogitei
  • Como: Fiz algumas divulgações nas redes com Marketing de Antecipação e criei meu plano estrat[egico considerando meus próprios núcleos, além de usar as técnicas que ensino às alunas e mentoradas no PoP. De novo, eu era a minha própria história de experimento.

ANÁLISE E SONDAGEM

Quando a gente está em um mercado com muitos players fazendo ‘a mesma coisa’, é fundamental encontrar nosso diferencial e antes que você ouse pensar ‘mas eu não ten…’ já te corto.

Todo mundo tem diferencial. Talvez não o tenha descoberto/ assumido / corajosamente divulgado.
Mas, todo mundo tem. E o seu está aí. Aposto.

Eu tinha plena consciência que meus núcleos digitais + minha base de amigos + meus conhecimentos de tecnologia ajudariam (e, ainda assim, bati a cabeça em várias tentativas de decidir por MKT Place ou criar um e-com, num estalo de dedo). Optei por criar minha loja no maior market place que temos à disposição: O Mercado Livre. Além de vendas avulsas lá, podemos criar um e-commerce próprio, engessado, mas me atendendo perfeitamente no combo ‘oferta e demanda’. Lá fui eu.

MERCADO E PA

O mercado de acessórios não foi problema. Sou jornalista, empreendedora e educadora e nunca deixei de acompanhar tendências até mesmo por causa do jornalismo de tendências, moda e beleza que levo no criscardoso.com desde 2010.

Público-alvo eu defini: seria uma coleção cápsula para quem curte bloquinho. Mas ao invés de ir mais a fundo na definição de personas, preferi abrir o leque e criei produtos para personas variadas. Este foi meu gol de placa nº 1. O interessante é que, para cada segmento, definir ou abrir mão de definir personas, depende. Tenha sempre isso em consideração, ok?

ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO

O que eu via todo mundo fazer? O que não oriento minhas alunas a fazerem: chaparem produto na mesa e fotografarem, ou, fazerem só foto estática de modelo em pose.

São estratégias necessárias, são o óbvio e o óbvio também precisa ser dito. Mas pensa comigo: não estamos falando de uma marca com sequência de narrativas.

Estamos falando de um revival em coleção cápsula! Só isso (foto chapada + modelo posada), não seria suficiente para magnetizar gente no curto espaço de tempo que eu tinha. Estava correndo contra o relógio.

A solução:

Na técnica de storytelling usei minha veia artística que já tinha validação pelo @sitedacris e pelo @energiadasemana com as esquetes de signos e oratória e decidi usar a estratégia, adaptando-a ao nicho específico, para os produtos que eu apostei com maior saída e que me projetassem viralmente, mais rápido (nem todo viral é rápido, muitos são apenas.. virais… e podem levar meses viralizando, tempo que, por motivos óbvios, não tinha).

Foi o que mais funcionou e ainda está funcionando (este artigo é produzido em 04/02/23). Compartilho com você alguns já postados:

Fiz a mesma estratégia com outro skill que já validei há anos, pelo canal do sitedacris no Youtube: maquiagem:

COMUNICAÇÃO

Essa parte pra mim foi a mais fácil, no caso. Precisei de variações de fundo de foto (porque o ML pede foto de capa – a primeira – com fundo branco e margens) e as demais como eu quiser. Já para as redes, usei com a logo e alguns confetes metalizados.

Os textos eu mesma criei, dentro do conceito leve, colorido e divertido que defini na etapa de Branding e adaptei para cada canal de distribuição de conteúdo que fiz na etapa de Marketing.

As vendas estão indo super bem e ainda temos 2 semanas pela frente.

Vamos repassar as dicas deixei ao longo do artigo, para você:

  1. Analise o segmento e, se necessário, atualize-se;
  2. Estude seu público-alvo, defina-o. Quem quer vender pra todo mundo não fala com ninguém;
  3. Estabeleça, dentro do que seu pé alcança, seus canais de vendas e as redes sociais que te darão suporte para distribuir sua informação;
  4. Crie um plano de comunicação que você tenha tarimba para sustentar
  5. Vá analisando, dia a dia, o andamento das estratégias e dos produtos. Sobretudo, os comentários e os pedidos das pessoas. E, dentro do que é possível, atenda SE isso fizer parte do escopo do que você quer entregar.

Espero que este artigo te ajude. Lembre-se que cada caso é um caso e é fundamental que você avalie o que está dentro das suas possibilidades e o que você pode adaptar por aí.

Querendo aprender mais e turbinar sua marca, aqui na Academia do Ponto de Performance temos opções para você, clique aqui e confira