Channels (ou Canais)- do Instagram: ameaça o Telegram?

Não deu nem tempo da notícia da funcionalidade circular direito e o que a gente mais lê por aí é o que a galera tem comentado sobre Channels (ou Canais, em português) ser um same same do Telegram.

A novidade foi anunciada pelo CEO do grupo Meta, o Mark Zuckerberg e está disponível neste primeiro momento, para usuários americanos. No dia seguinte do anúncio do Zuck, recebi um convite na minha aba de notificações para me inscrever no canal do Mosseri, o head do IG (que sigo).

O que é o Channels

A proposta de Channels é de funcionar como uma lista de transmissão e bastou esse termo pipocar para todo mundo começar a especular sobre o app “copiado” da vez – Telegram. Então, vamos entender como Channels funcionará e prós e contras que a galera anda comentando.

Benefícios

Channels permite que o criador de conteúdo compartilhe mensagens públicas para interagir diretamente com seus seguidores (até aqui, nada demais já que a proposta da rede é exatamente essa).

Segundo o vídeo que assisti do Mosseri, permite que a gente envie texto, imagem, promova enquete, reações e otras cositas que estarão disponíveis em breve.

Mark também informou que a Meta tem intenção de incluir o Channels no Facebook e no Messenger.

Também foi anunciado que em breve o criador poderá chamar outro criador (tipo uma collab) para participar.

Como funciona

Recebi na aba de notificações a informação de que Mosseri havia criado um canal.
Clicando na notificação, fui levada para a tela de DM que, agora, tem uma aba a mais. Olha aí no meio ‘Canais’ já aparecendo:

Cliquei na mensagem dele, aceitei me inscrever no canal e visualizei o conteúdo:

Segundo as informações, os canais de transmissão podem ser visualizados por todo mundo mas apenas os seguidores que entrarem no canal receberão notificações quando o criador publicar atualizações.

Para quem quiser silenciar ou sair dos canais de transmissão é só controlar as notificações dos respectivos criadores (como já acontece hoje, com qualquer perfil).

Prós e Contras

De prós, é tudo que o que a própria plataforma já anunciou: mais uma forma de engajamento, de aproximação e de fazer os seguidores ficarem…. mais tempo dentro do próprio app.

Pode ser uma boa para criadores de conteúdo que ficam na função polvo, indo e vindo de app para app (exemplo clássico: grupos abertos ou fechados no Telegram e comunidades no IG)

De contra: ainda que muita gente esteja anunciando a novidade como um ‘same same’ do Telegram (por isso usei aspas acima), a gente tem que refletir sobre uma palavra: censura.

Acho precoce demais falar que Channels mata Telegram, até porque:

1. Nem sabemos o quanto de liberdade o criador terá nessa função dentro do IG, se compararmos com as funcionalidades do Telegram e isso pode ser a grande determinante pra função flopar ou vingar;

2. Como já falei no vídeo do Youtube (coloco aqui abaixo para você), muitos criadores de conteúdo já adotaram o Telegram como fonte de receita (esteira de produtos, mesmo) com grupos pagos recebendo conteúdos exclusivos e para que essas pessoas migrem ou a comunidade dessas pessoas queira ir para o IG, tem que querer muito usar a plataforma ao invés do Telegram.

3. Tem outro detalhe no meio disso: o ranço que muita gente pegou das redes sociais.

Então, sem dica alarmista, acho que ainda não se comparam. E quem tem ranço de IG e curte Telegram dificilmente deixará de usar o recurso no app para ir pro IG.

Deixo a bola com você, caso tenha pensado em outras possibilidades para a função e sua opinião sobre isso. Bora?