Sabe aquele comercial típico de final de ano que faz (ou quase faz) a gente chorar? Trilha sonora perfeita, roteiro perfeito, ritmo de cena perfeito? Pois é… Ele aconteceu porque – lógico – houve uma excelente agência de publicidade na produção e também porque houve uma estratégia coesa, de branding da marca. Este é nosso tema, hoje.
Muito mais do que um nome e uma logo, [uma marca] é a promessa de uma organização a um cliente para oferecer o que a marca representa não apenas em termos de benefícios funcionais, mas também benefícios emocionais, auto-expressivos e sociais
David Aaker, autor de On Branding
Branding não é uma ação ou uma técnica. Branding é um conjunto de ações que são alinhadas ao posicionamento, propósito e valores de uma marca. Ao contrário do que muita gente ainda pensa, não é um trabalho aplicável apenas às grandes empresas. Pode e deve ser aplicado a qualquer marca, inclusive a pessoal.
O objetivo do branding é despertar sensações, criar conexões genuínas que tornam-se fator determinante para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra do produto ou serviço, e não a do concorrente. Essas conexões podem ser conscientes ou inconscientes.
Quando uma marca tem um branding forte, cada vez que a gente pensa nela por algum motivo, normalmente, o pensamento vem associado a fatos que vão além da cor da logomarca. Em muitos casos, sentimos a marca.
O que está inserido no conceito do branding
A confusão mais comum em torno do branding é logotipo e paleta de cores. Ambos estão no branding mas nem de longe são o branding.
Além destes dois pontos, existe a tipografia, o tom de voz da marca, os arquétipos que ajudam demais, definição dos valores e chega a entrar até na linha editorial, já esbarrando na comunicação, assim como nas estratégias (esbarrando no Marketing) e não há confusão, já que tudo isso junto ajuda a construir a personalidade de uma marca na mente do consumidor.
Na metodologia do Ponto do Performance, nas aulas iniciais eu já apresento a tríade BMC às alunas e mostro como os universos do branding, do marketing e da comunicação, são interligados e codependentes uns dos outros.
Qual a importância do Branding?
Várias pesquisas feitas apontam para o mesmo caminho: a maioria das pessoas afirma estarem dispostos a comprar um produto de uma marca cujo propósito se conecte com eles, mesmo que seja o mais caro porque enxergam valor real nessa compra.
E para chegar nesse Oasis, você precisa criar identificação e promover boas experiências de marca. Imagine o impacto positivo de uma marca neste momento de mundo, em que o digital e o físico se mesclam na velocidade da luz!
Por isso, é tão importante criar seu ecossistema digital (na Plataforma você tem aula de tudo isso – conheça aqui) e entender quais são os canais que apresentam mais sinergia com seu público, a partir do seu propósito e do seu posicionamento seja via identidade visual, seja via estratégia de comunicação, considerando personalidade da marca, tom, públicos e perfis de clientes e traçando a linha de conteúdo mais perfeita possível.
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