Tudo sobre a profissão UGC Creator

Se você já vende online, talvez a sigla UGC não seja completamente desconhecida para você. É dela que a outra sigla, UGC Creator, deriva. Se ambas forem novas para você, vem com a gente porque hoje você vai deste texto com todas as dúvidas respondidas!

O que é a sigla UGC

User Generated Content é o conteúdo produzido pelo próprio usuário. Tem gente que confunde com a prova social, mas, são conceitos e práticas diferentes.

O conteúdo UGC é feito de forma 100% espontânea, com zero envolvimento da marca (o que nem sempre acontece na prova social).

Para você ter uma ideia, quando eu crio um tutorial de como usar alguma coisa ou faço uma resenha de algum produto pelo @sitedacris no criscardoso.com, estou produzindo um conteúdo UGC.

Por praxe, posso mencionar o @ da marca em questão que, por sua vez, pode ou não me repostar por causa desse conteúdo produzido.

Pela explicação acima, você já deve ter lembrado de inúmeros conteúdos no formato e que foram divulgados gratuitamente, divulgando produtos e empresas, certo?

E o UGC Creator…

A profissão de UGC Creator chegou recentemente no Brasil, mas já é bem estabelecida no exterior. O Criador de Conteúdo UGC produz os conteúdos mas não é do detentor dele. E, não, não é um novo nome para o conhecido Influencer. Veja a diferença:

Um Influencer divulga o produto para a própria audiência mediante um pacote de serviços contratado (um reel + sequência de stories, um vídeo no Youtube, um post em blog, etc) e presta conta da performance do trabalho ao cliente contratante em formato de relatório.

Um Criador UGC não divulga os trabalhos contratados para a própria audiência quando é contratado, já que o material não é dele, é do cliente.

Na negociação, a marca contrata o pacote de vídeos, passa o briefing caso haja algum ponto específico que queira ressaltar nos vídeos e manda os produtos para o Criador. O Criador fica responsável por gravar, editar e entregar os vídeos prontos, mas não tem responsabilidade de repostar nada.

As entregas do UGC Creator tendem a ser mais espontâneas logo, trazem retorno melhor para as marcas porque as audiências oferecem menos resistência ao conteúdo produzido por ‘gente da gente’ sem cara de publicidade, até porque, não é. É um conteúdo da marca e isso é uma baita vantagem até para profissionais liberais que não têm tempo de produzir suas comunicações, não têm grana para pagar 10k reais de publi a um Influencer, mas, podem pagar tranquilamente, 100, 150 reais a um UGC Creator e ainda ficam com material para o feed do negócio.

Vantagens do UGC Creator

Muitas.

Enquanto o Influencer ganha mais mediante a autoridade que tem com a audiência (e aqui o número faz diferença, mesmo não significando performance – muitas marcas ainda seguem na ilusão do número ser sinônimo de vendas), o UGC Creator sequer divulga os vídeos do cliente no feed.

Para ser UGC Creator não importa se você tem 10, 100, 100 ou 100k seguidores. Importa a qualidade do seu trabalho.

Para ser UGC Creator você não precisa, necessariamente, aparecer como um Influencer aparece. A exceção disso é quando a marca especifica que quer um Creator que apareça mostrando o rosto.

Você tem liberdade geográfica e autonomia de tempo porque o que tem que ser cumprido é o prazo de entrega para a aprovação do cliente.

E quanto um UGC Creator ganha?

Depende. Quem já tem mais experiência com internet, gravações, edições, roteiros, quem tem português perfeito ou até fala outras línguas, tem muito mais chance de fechar contratos mais altos.

A faixa para quem está iniciando e não tem portfolio além dos conteúdos que deixa no feed como amostra, normalmente, fica mais acessível.

Para você não ficar sem ideia de valores, um creator iniciante consegue fechar de 50 a 80 reais por job, no início (um vídeo de 30 a 59 segundos, por exemplo) enquanto um creator já experiente facilmente ganha entre 200 e 250,00 por job. Tudo depende muito do acordo proposto pelo cliente e do trabalho em si, além do que vai no portfólio para que o cliente avalie você.

O pulo do gato

Mesmo que você esteja iniciando na carreira de UGC Creator, quanto mais preparo tiver, melhor condição de negociação.

Preparo profissionais liberais e criadores de conteúdos na PoP Diamond, a mentoria individual do Ponto de Performance, onde você aprende roteiros, edição, iluminação, além de receber toda estratégia quanto à marca pessoal, sua apresentação, montagem de portfólio e canais de comunicação (seus perfis) a partir do seu perfil e do que você deseja como trabalho. A mentoria é online e ao vivo, preparada exclusivamente para você e tudo que você aprende ali leva para a vida, é um aprendizado poderoso demais. Inscreva-se aqui

Outro ponto fundamental no ‘pulo do gato’ é o profissionalismo quanto ao contrato e ao modelo de negócio. É claro que quando você começa o relacionamento comercial com o cliente, é natural que ele queira fechar 1 job até para que ambas partes sintam como é trabalhar com a outra. Mas, depois, aprofunde isso e proponha contratos de médio a longo prazo (6 meses, 2 meses) porque além do pagamento recorrente ser melhor para você, o trabalho também fica mais consistente porque a audiência do seu cliente vai se familiarizando com você como parte daquela empresa e isso diminui barreira de compra. Ou seja, todo mundo ganha.

Tem um vídeo completo no #aulaodoPoP095 no Youtube. Aproveita e inscreva-se no canal para ficar por dentro de todas as aulas gratuitas: