Tudo sobre a profissão UGC Creator

Se você já vende online, talvez a sigla UGC não seja totalmente desconhecida. Ela é a base de outro termo: UGC Creator. Agora, se esses conceitos são novos para você, não se preocupe! Hoje, vamos esclarecer todas as suas dúvidas de forma simples e direta.

O conceito do UGC

UGC, ou User Generated Content, é o conteúdo criado diretamente pelo usuário. Muitas pessoas confundem UGC com prova social, mas são conceitos e práticas distintas.

O UGC é produzido de forma totalmente espontânea, sem qualquer envolvimento direto da marca, o que o diferencia da prova social, onde pode haver algum tipo de participação ou incentivo da empresa para que o cliente/ consumidor gere um conteúdo.

Para ilustrar, sempre que crio um tutorial sobre como usar um produto ou faço uma resenha no @sitedacris no criscardoso.com, estou gerando conteúdo espontâneo, ou seja, é um UGC. Embora eu possa marcar a marca (@) em questão, ela pode ou não repostar o conteúdo e em hipótese alguma interfere no meu conteúdo.

Provavelmente você já se lembrou de vários exemplos de UGC que viu por aí, certo? São conteúdos divulgados de forma orgânica, promovendo produtos e marcas gratuitamente.

E o que faz um UGC Creator?

A profissão de UGC Creator é relativamente nova no Brasil, mas já está consolidada em outros países. O Criador de Conteúdo UGC é responsável por produzir esses conteúdos, mas o grande diferencial é que o material não pertence ao criador, e sim à marca contratante. Não, isso não é apenas um novo nome para Influencer. Vamos às diferenças:

  • Influencer: Divulga produtos para sua própria audiência, baseado em um contrato que pode incluir postagens como reels, sequência de stories, vídeos no YouTube, ou posts no blog. Além disso, eles costumam reportar os resultados de desempenho à marca através de relatórios.
  • UGC Creator: Quando contratado, o criador não divulga os conteúdos para sua própria audiência. O foco é na produção do conteúdo, que é entregue diretamente à marca, sem a necessidade de postar ou promover nas próprias redes sociais.

Na prática, a marca contrata o UGC Creator para gravar, editar e entregar os vídeos prontos, seguindo um briefing específico. O conteúdo é 100% da marca, e o criador não tem obrigação de repostá-lo.

Esse modelo costuma ser mais natural e espontâneo, resultando em uma maior aceitação pelo público, que percebe o conteúdo como mais autêntico e menos “publicitário”. Isso representa uma grande vantagem para marcas menores ou profissionais liberais que não têm grandes orçamentos para publicidade, mas podem investir em criadores UGC por valores acessíveis e obter conteúdos de qualidade.

Vantagens de ser um UGC Creator

Prepara a criatividade porque se você estava pensando em formas de ganhar dinheiro e chegou a este artigo, isso aqui pode interessar e muito, a você:

  • Enquanto os Influencers ganham relevância pela autoridade e o tamanho de sua audiência (mesmo que números nem sempre reflitam vendas), o UGC Creator não depende de seguidores. O que importa é a qualidade do conteúdo.
  • Você não precisa aparecer nas câmeras, como acontece com os Influencers. A única exceção é quando a marca solicita que o criador mostre o rosto nos vídeos.
  • Além disso, o UGC Creator tem flexibilidade geográfica e autonomia de tempo, já que o único compromisso é a entrega dos conteúdos dentro do prazo acordado.

Quanto ganha um UGC Creator?

Os ganhos variam bastante. Quem tem experiência com gravação, edição, roteirização, ou até habilidades extras como o domínio de outro idioma, tende a fechar contratos mais altos.

No início, um criador pode cobrar entre R$50 e R$80 por um vídeo curto (de 30 a 59 segundos). Já profissionais mais experientes conseguem cobrar entre R$200 e R$250 por job. Claro, os valores dependem do nível de experiência, portfólio, e das necessidades específicas de cada cliente.

Quem já está expert na carreira de UGC Creator pode propor ou receber propostas mensais e fechar contratos semestrais, anuais com fee mensal acima dos 2mil reais, por exemplo. Tudo varia do que esta no pacote e da sua habilidade comercial, por exemplo, para oferecer bônus a seus clientes (como fotos adicionais).

O pulo do gato

Mesmo que você esteja iniciando na carreira de UGC Creator, quanto mais preparo tiver, melhor condição de negociação.

Preparo profissionais liberais e criadores de conteúdos na PoP Diamond, a mentoria individual do Ponto de Performance, onde você aprende roteiros, edição, iluminação, além de receber toda estratégia quanto à marca pessoal, sua apresentação, montagem de portfólio e canais de comunicação (seus perfis) a partir do seu perfil e do que você deseja como trabalho. A mentoria é online e ao vivo, preparada exclusivamente para você e tudo que você aprende ali leva para a vida, é um aprendizado poderoso demais. Inscreva-se aqui

Outro ponto fundamental no ‘pulo do gato’ é o profissionalismo quanto ao contrato e ao modelo de negócio. É claro que quando você começa o relacionamento comercial com o cliente, é natural que ele queira fechar 1 job até para que ambas partes sintam como é trabalhar com a outra. Mas, depois, aprofunde isso e proponha contratos de médio a longo prazo (6 meses, 2 meses) porque além do pagamento recorrente ser melhor para você, o trabalho também fica mais consistente porque a audiência do seu cliente vai se familiarizando com você como parte daquela empresa e isso diminui barreira de compra. Ou seja, todo mundo ganha.

Tem um vídeo completo no #aulaodoPoP095 no Youtube. Aproveita e inscreva-se no canal para ficar por dentro de todas as aulas gratuitas: