Ócio criativo é preciso. Você pratica?

Se você conheceu sobre ócio por um viés relacionado à preguiça ou, talvez, à improdutividade, o post de hoje aqui no Ponto de Performance, tá inteirinho para você.

Antes do criativo, conheçamos o Ócio

Por definição, ócio é o momento de descanso, por exemplo, das atividades do dia a dia ou do trabalho. Mas, etimologicamente, o termo deriva do latim Otium, algo como “empenho acadêmico”.

Daí, qualquer preconceito em relação a essa palavra de 4 letras que ainda faz muita gente torcer o nariz quando a ouve ou lê, vai por terra, certo?

O momento de descanso é mais que importante, é necessário. Do contrário, podemos alcançar esgotamento mental e seu efeito dominó: baixo rendimento profissional, desânimo no emocional e a lista é infinita.

E assim surgiu o ócio criativo

Pois é, é o mesmo ócio, só que diferente kkkk

Digamos que o termo é a boa e velha repaginada que traz um sopro de leveza ao que fazia as pessoas torcerem o nariz.

Quando falamos em ócio criativo, falamos sobre capacidades, olha que interessante… Capacidade de saber conciliar, por exemplo, estudos e trabalho e tudo isso com nosso lazer.

Na prática do ócio criativo, conseguimos dar mais equilíbrio às áreas da vida sem o peso da sobrecarga diária. Ironicamente, sabe o que tende a acontecer? Tornamo-nos muito mais produtivos e performamos (opa, amamos essa palavra!) muito mellhor!

Uma coisa é saber o que é e, outra coisa, é saber viver o ócio criativo

Sim, é verdade. Você tem essa dificuldade?

Tem gente que vive tanto no piloto automático e na correria que, quando entra de férias, tem dificuldade em sentir-se de férias… Fica uma sensação de que algo está faltando, não sai do estado de alerta. Eu era uma dessas pessoas, veja você.

A cilada da dificuldade em viver o ócio criativo é não enfiar esse momento em mais uma caixa pré-moldada. Você não precisa criar mais uma regra pra exercitar o ócio criativo.

Tem gente que vive tanto no piloto automático que, quando está nos primeiros dias de férias, não sabe o que fazer e tem a sensação de que está faltando algo, fica em estado de alerta. Eu era essa pessoa.

Cris Cardoso

Uma boa dica para começar a exercitar o ócio criativo na sua rotina é ter um planejamento mais alinhado com a sua realidade e seus tempos.

Se você programa seu dia direitinho, rotinas com horários razoavelmente definidos e possíveis de serem cumpridos, dá pra ter todo dia um momento só seu, um momento pro seu ócio criativo, para fazer atividades que estimulem sua criatividade e te inspirem, seus pensamentos (leitura, artes, pintura, caminhada, corrida, o que você quiser).

E aí, vamos combinar de exercitar nosso ócio criativo de uma forma melhor para nossa saúde mental, além da nossa criatividade?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *