Se você sente que a sua dicção pode ser muito melhor do que está, faça o exercício de hoje que também é tema no #AulãodoPoP100, no canal do Ponto de Performance.
Exercício trava-língua é excelente para nos ajudar a soltar a dicção e treinar nossa comunicação, tornando a oratória muito mais clara e limpa. No vídeo, deixei as orientações para você e outras 4 dicas de ouro. Confira ao final do exercício.
Você deve ler em voz alta e, de preferência, gravando. Se rir, se tropeçar nas sílabas, tudo bem! É para isso que o exercício serve: soltar sua dicção. Repita em torno de 5 vezes cada um. Vamos lá?
O rato roeu a roupa do rei de Roma. Enquanto o rei reinava tranquilamente, o rato roeu não só a roupa, mas também a coroa, e ninguém notou que o rato roedor rondava o reino.
Três pratos de trigo para três tigres tristes. Tigres famintos tentaram, por horas, transformar o trigo em prato, mas os pratos não pareciam prontos, e os tigres, tristes, terminaram sem trégua.
A aranha arranha a rã, e a rã arranha a aranha. Num dia de chuva, a aranha resolveu arranhar a rã, mas a rã não ficou parada e revidou. Aranha e rã passaram a tarde arranhando sem parar, até que a chuva cessou.
Se o papa papasse papa, qual papa o papa paparia? O papa pacientemente pensou, ponderou, e papou um prato de papa. Porém, não papou qualquer papa, papou a papa do palácio.
Sabia que o sabiá sabia assobiar? Pois bem, o sabiá sabia tanto que ensaiava seus assobios todos os dias ao sol, sob a sombra da sabedoria do som.
Farofa feita com muita farinha fofa faz uma fofoca feia. A farinha fofa falhou ao farofar, e a fofoca correu ferozmente por entre os que estavam famintos, e a farofa ficou famosa por sua feiura.
Embaixo da pia, pia um pinto. Quanto mais a pia pinga, mais o pinto pia. O pinto piava de dia, piava de noite, e a pia pingava sem parar, mas, curiosamente, ninguém conseguiu entender se era o pinto que pia por causa da pia ou se era a pia que pingava por causa do pinto.
O tempo perguntou pro tempo quanto tempo o tempo tem. O tempo, sem tempo a perder, respondeu prontamente que o tempo tem tanto tempo quanto o tempo quiser ter, e o tempo continuou a correr.
Pau que nasce torto, nunca se endireita, e pedra que rola, nunca cria limo. Enquanto isso, um pau tentava se endireitar no caminho de pedras que rolavam ladeira abaixo, mas no fim, cada um seguiu seu destino.
Gato escondido com rabo de fora, está mais escondido ou mais de fora? O gato se escondeu achando que ninguém o veria, mas seu rabo balançava tanto que logo todos sabiam que o gato não estava tão bem escondido assim.