Ser capaz de dialogar com alguém ou um grupo mantendo a produtividade sem prejudicar quaisquer das partes envolvidas é um tremendo feito! Hoje, falamos sobre a escuta ativa, um conceito da comunicação que permeia todos os círculos mas que está muito em alta no círculo profissional.
Parece tão absurdo precisar destacar algo que seria óbvio, não? Mas exatamente por estar tão difícil, o conceito de escutar ativamente uns aos outros tornou-se pauta quente para muitos comunicólogos e experts em áreas que envolvem o desenvolvimento humano.
A escuta ativa é uma das ferramentas da comunicação, uma vertente que lida diretamente com a qualidade de construirmos relacionamentos mais saudáveis no ambiente de trabalho e fora dele, inclusive.
Escuta ativa ou passiva?
Li em um material recentemente que o conceito de escuta ativa parece contraintuitivo, uma vez que o verbo escutar tende a ser encarado como uma atividade passiva. Mas aqui coloco algumas observações:
- Ninguém ouve sem processar o que está ouvindo. só por esse processamento, jamais estaríamos passivos, quer seja por reações físicas, gestos, sensoriais (arrepios ou franzir de sobrancelhas, dependendo do que ouvimos), novos pensamentos concatenados a partir do que ouvimos
- A escuta ativa vai além do ouvir porque o conceito engloba o que vem a seguir ao ouvir: nossa devolutiva ao que é ouvido
Como praticar a escuta ativa
- Demonstre interesse genuíno pelo que a outra parte diz.
- Esteja presente, ali, no momento do diálogo.
- Trabalhe sua disposição para compreender o ponto de vista da outra pessoa
- Evite que seus pré-julgamentos (principalmente os pessoais) interrompam numa tentativa egocêntrica de autodefesa ou que atrapalhem que a outra parte conclua a explicação dela
Escuta ativa é sempre concordar?
Não, necessariamente. Mas é sempre em relação à reação que você tem diante da outra parte no diálogo. Você pode interagir, pode questionar ou colocar alguma dúvida… Pode até mesmo apresentar uma contra-argumentação ou opinião divergente. Escuta ativa não tem a ver com silêncio. Tem a ver com respeito.
Faz sentido para você?