ASSINATURAS NO INSTAGRAM

A Meta anunciou a expansão do recurso de assinaturas para os perfis do Instagram, essa semana. Brasil e mais 9 países recebem a atualização. Neste post, que é parte do vídeo que já está no canal do PoP no Youtube, falamos sobre as boas e a não tão boa notícia sobre a novidade.

ASSINATURAS NO INSTAGRAM

Creator Subscriptions (nome oficial), é o recurso que permite que as contas com mais de 10k seguidores ofereçam conteúdos exclusivos em diversas áreas da plataforma, por uma mensalidade.

Como explico no vídeo do Youtube, é quase como se tivéssemos um Instagram dentro do Instagram.

Foi uma tacada de mestre e, não se se por acaso justo na semana em que fomos pegos de surpresa com as mudanças de logo e nome do Twitter agora X, o anúncio do recurso da assinatura estar liberado para cá.

Era um pedido antigo dos criadores da plataforma que já espelhavam o Instagram no comparativo o Programa de Parcerias do Youtube e o próprio Tik Tok, a maior dor de cabeça da turma de Zuck e Mosseri, no IG.

De certa forma, Creator Subscription vai estancar a evasão de pessoas que já estavam se cansando de produzir produzir e produzir sem verem retorno e talvez (e só talvez) reacender a chama do encantamento da galera que tinha saído para comprar cigarro e nunca mais voltou para o reino do IG. Faz sentido pra você?

Imagem: Divulgação

O que posso oferecer para os meus seguidores ao cobrar a assinatura no Instagram?

Conteúdos exclusivos de stories, feed, reels, lives, destaque e selos. Seus seguidores também visualizam uma aba nova com uma coroa (tipo a coroa do Canva que mostra o recurso Pro, sabe?).

Veja mais:
Assinaturas no Instagram (Creator Subscription)
Confira o vídeo completo AQUI

Quanto posso cobrar no meu perfil do Instagram?

No momento de fechamento deste post, os valores informados pela plataforma vão de 0,99 a 9,99 doláres/ mês.

‘Assinaturas’ vale para todas as contas do IG?

A notícia não tão boa é que não, o recurso de monetização só está liberado para contas acima de 10k seguidores (info de 26/07/23).

Veja mais:
Assinaturas no Instagram (Creator Subscription)
Confira o vídeo completo AQUI

Confira os cursos e mentorias da Academia PoP, aqui

Desafio para não queimar seu filme

Como converso com você no vídeo, o desafio será manter sua rotina de postagens e criar conteúdos exclusivos para seus assinantes porque, sim, ao contrário do seu feed habitual em que você posta pelo comprometimento com sua audiência ou seu negócio mas sem obrigação, a partir do momento em que você recebe a mensalidade dessas pessoas é como se você tivesse um curso ou qualquer outra prestação de serviços em uma plataforma: existe o compromisso e esperam de você a honra a esse compromisso.

Pense e elabore bem sua estratégia para não queimar o filme da sua marca pessoal com seu público. Pense exatamente do seu lugar, como audiência, em relação a um perfil que você curta seguir: o que te faria pagar uma mensalidade? Que tipos de conteúdo você gostaria de receber e que valeriam seu dinheiro, todo mês?

É por aí que suas primeiras ideias virão com mais força.