A comunicação faz parte da nossa vida desde quando sociedades sequer existiam ainda. É pela comunicação que transmitimos pensamentos, impressões e ideias à cerca de nós mesmos e sobre qualquer outro tema. os seres humanos e os animais partilham diferentes informações entre si.
A comunicação está em tudo
A comunicação é nosso principal meio para que convivamos com pessoas em ambiente familiar, profissional e social. Por ela, resolvemos conflitos, construímos carreiras, criamos vidas.
Com a propagação do digital e outras vertentes integradas à comunicação, como o branding e o marketing, a comunicação é confundida com a oratória em si, é confundida com o posicionamento de uma marca e até as estratégias de marketing aplicadas. Isso é natural mas, tenha claro em sua mente: cada coisa no seu porta-coisas.
Fica mais fácil entendermos o papel da comunicação como a linha de chegada. Quanto melhor todas as etapas anteriores forem desenhadas, menos ruído teremos ao final, quando chegarmos à comunicação a ser transmitida.
O que significa comunicação
A palavra comunicação deriva do latim “communicare”, ou seja; partilhar, participar algo, tornar comum.
Conceituar a comunicação hoje é compreender o dinamismo raiz que o digital integrado ao offline (o figital, mesclando digital ao físico) representa em nosso cotidiano.
O que antes fazíamos presencialmente, via telegrama, carta ou mensageiros (sim, eles existiam), hoje acontece por um touch em dispositivos móveis e computadores, via tecnologias como rádio e internet e os inúmeros Apps que aperfeiçoam, facilitam e efetivam a comunicação a cada dia.
Não há questionamento sobre o quanto o uso da comunicação dentro do contexto tecnológico modificou profundamente nossa forma de conviver, exercer atividades profissionais e estudar (à distância), completar transações financeiras (e vivenciar novas formas de lidar com o dinheiro como foi o surgimento das moedas virtuais), comprar o que quer que seja, de comida à NFTs e interagir com outras empresas com chatbots.
A comunicação é tão vital que tornou-se intrínseca a tudo que a permeia, inclusive, imageticamente. Estudos dos psicólogos Alexander Todorov e Janine Willis da Universidade de Princeton nos EUA, mostraram que durante uma interação, o tempo para se causar uma boa impressão corresponde a exatos 7 segundos. Segundos.
E se você usa estratégias em sua comunicação, lembre-se de uma técnica que aprendi com o @Kiso: a ABCD: Atenção, Branding, Contexto e Direção Um excelente caminho para a comunicação efetiva.