O que é escrita criativa?

Entenda o que é a escrita criativa e como você pode desenvolvê-la para aplicar em seus conteúdos no digital (e fora dele também, vai!)

Escrita criativa: o que é?

A escrita criativa é a capacidade de criar, de elaborar textos e materiais escritos com maior capacidade de cativar o interesse do leitor.

Sim, é pra você.

A internet mudou o mundo e seguirá mudando. Todas as formas de comunicação passam, diariamente, por alguma adequação para acompanhar o ritmo frenético com que novos Apps, novas plataformas, novos tudo’s’ pipocam.

Foi assim com a narrativa que primeiro virou narrativa digital e, logo em seguida, deu vida ao que hoje conhecemos como storytelling (falei disso neste reel aqui e também na Aula 43 da plataforma do PoP – se você quiser saber como fazer parte da nossa comunidade fechada, deixo o link no final deste artigo, combinado?)

Se a narrativa mudou para adequar-se aos novos formatos, é mais que natural que a escrita pura e simples também recebesse sua gourmetizada, concorda?

Falamos tanto que o gol de placa é fazer nosso espectador ficar ali com a gente, acompanhar nossos perfis, canais e sites/ blogs/ e-com… Sabemos que a internet é mensurada por dados e que algoritmos avaliam frequência e permanência de nossos seguidores/ leitores / consumidores para compreenderem seus gostos e como apresentar conteúdos cada vez mais relevantes. É uma engrenagem que não para e para que ela rode a nosso favor, aprender sobre escrita criativa é fundamental.

A prática é mais simples do que parece

Ainda que tudo no digital gire em torno de métricas, existe um detalhe fundamental antes dos números: o conteúdo que os gera. E, neste contexto, a escrita criativa está presente em tudo: da legenda (que nas plataformas sociais são chamadas de copy), aos títulos e subtítulos de posts de redes sociais, vídeos verticais ou horizontais e textos de blog.

Não há outro caminho que não seja o mais básico de todos: ler. Cada um de nós tem a própria percepção de mundo, nossas memórias de criação, experiências individuais e nossa criatividade somada ao nosso raciocínio.

Alguns de nós são mais visuais, outros sinestésicos ou auditivos mas todos temos capacidade criativa. O que nos difere uns dos outros é a frequência com que lemos (muitos de nós foram incentivados desde pequenos a ler, outros menos).

5 dicas para você dominar a escrita criativa

Tenha um caderno.

“Cris, você ensina a gente a ser das internet e tá pedindo pra ter caderno?

Sim. Escrever a mão solta a criatividade, permite que você desenhe, faça mapa mentais e disso tudo, acredite: saem ideias maravilhosas para sua escrita criativa.

Pesquise e escreva sobre os temas que você mais gosta

A praticidade de abrirmos qualquer coisa e termos uma série de conteúdos prontinhos, esperando que a gente os devore é ótima por um lado e complicada por outro. Quando você vir um tema que te agrade, pegue só a ideia do título mas escreva o seu material. E antes que algum autossabotador te diga “mas vai ficar uma porcaria (…)” divirta-se lembrando que, por agora, só você está lendo! E pode até fazer desenho junto. Treine conteúdos.

Desenhe

Outra ideia fantástica, dita por uma pessoa que é péssima na arte. kkkkkkkkk Mesmo assim, quando sinto que estou travada pra escrever ou sinto que meu texto está um mais do mesmo total, eu desenho. Tenho lápis de cor, aquarela, giz de cera… Lá vou eu. De alguns até gosto, de outros não. Guardo todos! E sempre termino mais leve, rindo de mim mesma (a melhor parte) e com ideias para meus próximos conteúdos.

Você tem um super poder e não sabe

Sim, você tem e ele se chama observação. Saia para caminhar e permita-se observar o que vê. Chegue em um parque, uma praça e permita-se estar ali. Observe o presente: paisagens, vento, mar, pessoas, rua movimentada. Pare em um café, entre em uma livraria, caminhe presente pelos corredores do mercado. Observe.

Uma das frases preferidas no PoP

Temos algumas frases na nossa comunidade do Ponto de Performance e uma delas é “Beba de outras fontes”.

O que isso quer dizer? Analise e estude outros perfis, até de fora do seu segmento, acompanhe e analise o que dali te chama atenção. É assim que muitas grandes e fantásticas ideias surgem, depois são lapidadas e adaptadas de acordo com a necessidade, a vontade ou a demanda do negócio.

Não falo russo nem croata mas amo artesanato e os perfis destes dois lugares são incríveis. Sigo vários!

Crie sua rotina para desenvolver sua escrita criativa

Escrevo todos os dias. Tenho um caderno que chamo Caderno dos Aspectos Positivos em que toda noite eu escrevo ao menos 3 coisas bacanas que aconteceram ao longo do dia. No começo eu escrevia em formato de bullet point (Ex – hoje, coisa x aconteceu).

Agora, escrevo parágrafos. Tenho 5 núcleos digitais e todos com site ou ao menos perfil em plataformas sociais, já seria o suficiente para treinar a escrita criativa. Mas faço questão de escrever à mão no caderno e no planner, mesmo usando sistema para tudo relacionado aos negócios. Recomendo.

Tenha foco, tenha disciplina e pratique sem medo. Sua escrita criativa vai acontecer, vai por mim!

Leia mais

Dicas de empreendedorismo feminino para seu negócio decolar!

Por que a diferenciação de sua marca vale ouro

Conheça a Plataforma do PoP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *